• Durante nossa visita à associada Cerdia, pudemos acompanhar o processo de produção de fios e cabos de acetato de celulose no Brasil, que se destacam por sua biodegradabilidade em diversos ambientes.


    Sua principal matéria-prima de produção, a polpa de madeira, é proveniente de florestas manejadas de forma responsável e convertida em acetato de celulose que, ao término de seu ciclo de vida, degrada-se naturalmente, contribuindo para com o meio ambiente.


    Tivemos a chance de conhecer as inovações da Cerdia® Filter Tow para filtros de cigarro bem como o  Cerdia® CellspherA , que é um polímero biodegradável certificado, uma excelemte materia prima, ideal para diversas indústrias como biopolímeros, filtração, cuidados pessoais entre outros.


    Expressamos nossa gratidão à Cerdia pela receptividade e pela oportunidade de explorar suas soluções inovadoras e sustentáveis.


    Para saber mais, acesse: Cerdia


  • Durante a visita que realizamos à nossa associada Kordsa, líder global no fornecimento de  telas para pneus de primeira linha há mais de 50 anos, pudemos observar seu contínuo compromisso com inovação e sustentabilidade. A empresa tem investido no desenvolvimento de tecnologias avançadas e alternativas sustentáveis, consolidando-se como referência mundial em materiais de alta performance.


     É representativo destacar que atualmente a Kordsa reforça 1 em cada 3 pneus de automóveis e 2 em cada 3 pneus de aviões em escala global.


    A Kordsa produz fios e telas de alta tenacidade de náilon e poliéster no Polo de Camaçari, Bahia. Com atuação nos setores  aeroespacial, automotivo, esportivo e soluções para construção civil, por meio de reforços para concreto e materiais geossintéticos que aumentam a eficiência e a durabilidade de projetos de engenharia, nossa associada tem levado ao mercado produtos com maior durabilidade e desempenho, mais leves e resistentes.


    Com o lema "Reinforcing life", a Kordsa reafirma seu compromisso em oferecer soluções que impulsionam a sustentabilidade e a inovação.


    Para saber mais, acesse: Kordsa


  • Durante nossa visita à associada Rhodia, empresa do Grupo Solvay, foi possível observar seu papel de referência em inovação e sustentabilidade nos setores químico e têxtil. Com mais de um século de atuação no Brasil, consolidou-se como uma empresa centenária que combina tradição e modernidade em suas operações.


    A Rhodia destaca-se na produção de fenol, solventes oxigenados, polímeros e fios de poliamida na América Latina, atendendo aos setores automotivo, cosmético, moda e construção civil, garantindo presença no cotidiano dos brasileiros.


    A empresa é referência na produção de poliamidas de alta qualidade, como o fio Amni®, utilizado na fabricação de roupas e produtos têxteis. O fio é caracterizado pela sua resistência, durabilidade, facilidade de manutenção e por um processo de produção que respeita o meio ambiente, alinhando-se ao compromisso da Rhodia com a sustentabilidade. As ações ambientais da Rhodia Solvay destacam-se pela mitigação das mudanças climáticas e pela transição energética, com a meta de alcançar a neutralidade de carbono até 2050. Paralelamente, a empresa também realiza ações sociais focadas na melhoria da saúde e bem-estar de seus colaboradores e comunidades.


    Pudemos concluir que a Rhodia reforça seu compromisso contínuo com a inovação e sustentabilidade, com metas claras para mitigar os impactos ambientais e promover um futuro mais sustentável, alinhado com as necessidades globais.


     Para saber mais, acesse: Rhodia Brasil/Solvay


  • Durante nossa recente visita à associada NILIT Brasil, produtora de filamentos de náilon (poliamida 6.6), tivemos a oportunidade de examinar o compromisso da empresa com inovação e excelência.


     A NILIT combina conhecimento técnico avançado e ampla experiência no setor têxtil global, complementados por uma grande compreensão das demandas de seus clientes nos 50 anos de operação da empresa que tem como único foco a indústria têxtil.


     No contexto de suas inovações, destaca-se sua marca para a poliamida premium desenvolvida para performance e menor impacto ambiental, SENSIL®, cuja qualidade superior é evidenciada pelo toque suave, durabilidade, conforto e resistência.


    SENSIL® conta com o maior número de soluções em poliamida 6.6 e incorpora na essência algumas tecnologias específicas para controle de odores, gerenciamento de temperatura e umidade, atendendo às exigências de consumidores modernos que buscam funcionalidade e sofisticação.


     Com um portfólio que une qualidade, desempenho e sustentabilidade, a NILIT posiciona-se como uma força propulsora em direção a uma indústria têxtil mais responsável e orientada para o futuro.


    Seu compromisso com inovações tecnológicas e práticas sustentáveis com a redução de resíduos, a preservação de água e recursos naturais nos processos produtivos (próprios e dos clientes), e a longevidade dos produtos, a NILIT reforça a missão de atender às necessidades atuais e promover uma moda mais consciente e ética, consolidando sua contribuição para o desenvolvimento de um setor têxtil alinhado aos valores de durabilidade e bem-estar do consumidor moderno.


    SENSIL® é marca registrada da NILIT

    TACTEL® e SUPPLEX®  são marcas da The Lycra Company sob licença para a NILIT®

    CORDURA® é marca registrada da INVISTA sob licença para a NILIT®


     Para saber mais, acesse: NILIT


  • Durante visita à nossa associada The Lycra Company, tivemos a oportunidade de ver de perto o processo de produção de fios elastano, conhecidos por sua marca LYCRA®, voltados majoritariamente aos artigos de vestuário e produtos de higiene pessoal. Quando pensamos na marca LYCRA®, diretamente a conectamos aos artigos de moda praia, fitness, moda íntima, jeans e meias.


    Oferecendo uma impressionante variedade de fios aos mercados nacional e externo, nossa associada se dedica a criar soluções para as indústrias em que atua para proporcionar inúmeros benefícios, como: elasticidade com recuperação duradoura, aquecimento, resfriamento, absorção de umidade, propriedades de secagem rápida, e alta durabilidade, entre outros.


    Inovação e sustentabilidade fazem parte do DNA da The Lycra Company, que há mais de 65 anos atua no mercado têxtil de forma pioneira, desenvolvendo novas tecnologias e agregando valor a cada peça de vestuário que chega ao consumidor final.


    No campo da sustentabilidade, a The Lycra Company se destaca por seu comprometimento em oferecer produtos sustentáveis, que utilizem matérias-primas renováveis e recicláveis, como o pioneiro fio elastano Bioderivado, que contém 70% de dextrose de milho, e o fio LYCRA® T400® EcoMade, composto por 18% de material vegetal.


    A The Lycra Company preza por garantir a mais alta qualidade para que seus consumidores tenham uma vida mais confortável, livre e ativa. Pudemos comprovar esse apreço durante a visita que realizamos às suas instalações fabris na cidade de Paulínia, SP.



     Para saber mais, acesse: Lycra



  • Durante nossa visita à associada Ecofabril, tivemos a oportunidade de conhecer uma das empresas pioneiras na reciclagem de PET no Brasil. Com capacidade instalada de 36.000 toneladas por ano, a Ecofabril recicla aproximadamente 1 bilhão de garrafas PET anualmente, transformando-as em fibras de poliéster de alta qualidade.


    Essas fibras desempenham um papel importante em diversos segmentos, dada sua versatilidade, adequação ao uso e custo competitivo, com as mais diferentes aplicações: enchimentos (edredons, almofadas, travesseiros, colchões, estofados, pelúcias e brinquedos), fiações têxteis (destinadas aos segmentos de tecelagem e malharia para a confecção de artigos de vestuários e cama, mesa e banho) e nãotecidos (revestimento de teto de automóveis, forração de porta-malas, carpetes, calçados, feltros, panos de limpeza, máscaras cirúrgicas, filtros e geotêxteis).


    Vale destacar que a principal matéria-prima para a produção da Ecofabril é de fonte 100% reciclada. A empresa adquire garrafas PET recicladas pós consumo, realiza o tratamento destas garrafas para transformá-las em polímeros que , por sua vez, são extrusados em fibras, com amplas possibilidades de títulos, cortes, cores e tipos de acabamento.


    A visita evidenciou o compromisso da Ecofabril com a sustentabilidade, inovação e qualidade em seus processos e produtos, reforçando sua atuação em diversos setores produtivos do Brasil.


     Para saber mais, acesse: Ecofabril



  • Durante visita à nossa associada Dini Têxtil, tivemos oportunidade de acompanhar as iniciativas da empresa na produção de fios e tecidos tecnológicos, focados principalmente em mercados industriais, como automotivo, aeroespacial, hospitalar, equipamentos de proteção individuais e mobiliários corporativos. Hoje a Dini é líder no fornecimento de tecidos para os segmentos de Ônibus e para o Aftermarket automotivo.


    A empresa utiliza a nanotecnologia para criar soluções de produtos e processos, além de ter projetos de desenvolvimento de fios de poliéster com grafeno, que dão novas funcionalidades aos tecidos, como resistência mecânica, condutividade térmica e elétrica, ignifugos, virucidas, bactericidas, fungicidas, além de serem mais leves (com menor emissões de gases VOC) e produzidos com menor consumo de recursos naturais (ecofriendly), podendo ainda serem recicláveis ou biodegradáveis.


    Vale destacar que nossa associada Dini Têxtil firmou parceria com a empresa francesa Veja no fornecimentos de tecidos reciclados para a confecção dos tênis que estão fazendo bastante sucesso no Brasil e no mundo. A Veja é conhecida por investir em matéria-prima de alta qualidade, sustentável e por remunerar de forma justa toda cadeia de produção. Por força dessa parceria, a Dini recebeu recentemente a visita de agências de notícias internacionais (Le Figaro – França; Marie Clair - Bélgica; Vogue – Estados Unidos, entre outras) para conhecer o projeto, que resultaram em publicação de matérias em renomados veículos de comunicação.


    Desejamos muito sucesso à Dini Têxtil, uma empresa de capital 100% nacional que vem se destacando mundo afora!


    Para saber mais, acesse: Dini Têxtil